Pular para o conteúdo principal

UM REBELDE SEM ALÇA.

Quem  é você na fila do pão?  Na "padoca" e em outras fileiras, Humberto Finatti é Humberto Finatti e isto faz toda a diferença.   Finatti, nascido em 62, como naquela  canção do Ira!,  é um  conhecido jornalista musical paulistano. Na verdade, não é apenas um jornalista musical.  “Finas”, como o chamam carinhosamente seus amigos,  é quase um popstar da escrita.  Para desespero de alguns de seus colegas de profissão,  invejosos do seu status de ícone cult, Humberto Finatti transcende ao que escreve.  Não raro, as resenhas de Humberto são bem mais interessantes do que o artista resenhado.

Mas,  enquanto jornalistas musicais insistem em fazer valer a máxima que não passam de músicos frustrados,  Humberto Finatti nunca foi  músico.  Pelo contrário,  já foi até decantado em verso e verso em uma canção de  Ayrton Mugnaini Jr. chamada “Rebelde sem alça”.  Mugnaini é outra figura ímpar e o mais próximo que Frank Zappa pôde se aproximar de um compositor brasileiro.  Mas, enfim, nas mãos de um jornalista-músico que não se frustrou, Humberto Finatti virou música.

        E não foi só apenas um músico que se inspirou em Humberto Finatti para compor uma canção. Para ele, a cantora, rondoniense radicada em São Paulo, Samara Noronha escreveu a contundente "Viva a milhão", ainda em 2013.

Virou música nas mãos de Ayrton e Samara e agora vira resenha em minhas mãos,  como se fosse um disco clássico a ser comentado em uma das discotecas básicas da vida.  Ou, melhor, como se fosse um arquivo de mp3,  perdido em qualquer HD por aí, em uma mesa bagunçada, entre livros de escritores “beat”, canetas bic sem carga e cartões de crédito empoeirados.  A sua modernidade urgente não lhe permite nenhum saudosismo.

De fato, Humberto Finatti é um personagem incomum,  mil vezes mais interessante do que aquilo que escreve.  Não que o que ele escreva seja  desinteressante. Mas o seu texto é um texto de grife.  Finatti poderia escrever e me pedir para assinar e publicar o que escreveu e o texto jamais teria o mesmo impacto de levar a sua assinatura. Porque seu texto é, de certa forma,  parte dele mesmo.   Quando escreve,  alguma parte dele se vai junto e se regenera em seguida,  para produzir mais e mais clássicos da obscuridade literária.

Humberto Finatti não é uma pessoa fácil.  Tem defeitos,  é meio louco,  sempre no limiar da insanidade.  De vez em quando, pode ser até desagradável.  Mas, a favor do vate  sem rima da Vila Mariana, está a sua lucidez paranoica e, principalmente, a sua translucidez.  Finatti é um produto honesto, não vem malhado, é uma droga 100% pura.  Usa quem quer,  tem overdose quem não souber consumir.

Com Edgar Scandurra
Humberto é puta velha do jornalismo musical.  Já escreveu na Bizz,  na Rolling Stone,  na Folha, na extinta Interview, no Estadão e em vários etcéteras.  É cria de Ezequiel Neves, o  “Zeca Jagger”, da lendária coluna  do Jornal de Música, jornal que é aquilo mais próximo que tivemos de um NME e Zeca  de um Lester Bangs nos anos 70. Aliás, dizem  as boas línguas que foi Lester Bangs, o lendário jornalista nova-iorquino,  que emprenhou Ezequiel para que nascesse Finatti.

  Hoje Finatti mantém um blog chamado Zap’n’Roll,  cria da coluna que manteve por anos  na revista  Dynamite.  O seu blog é influência assumidíssima deste que vos escreve,  neste veículo em que você lê estas linhas.  Provavelmente, sem Zap’n’Roll não haveria Impaciente e Indeciso. Ou, pelo menos, não haveria no mesmo formato.

Finatti é cercado de afetos e desafetos e é normal que  as pessoas transitem de um status para o outro.  Ninguém é indiferente a ele.  Seus desafetos  já chegaram a manter  uma hilária conta no Twitter, na vã tentativa desesperada de bullying virtual.  O tiro saiu espetacularmente pela culatra e só fez crescer o mito em torno da sua figura.   Muitos acreditaram, por anos, que era o próprio Humberto que alimentava o twitter fake.  Um dia, o narigudo cansou da brincadeira e entrou com uma ação contra a rede social para apagá-lo.

Finatti ama, odeia, escreve, trepa, usa drogas, dá vexame, encanta, desencanta.  Tudo com uma enorme intensidade.  Fosse um disco, seria o "Songs Of Love and Hate", de Leonard Cohen.  Fosse um livro, seria uma biografia não autorizada escrita por ele mesmo.  Quando morrer, isto se ele morrer, deixará uma marca feita a canivete no jornalismo musical brasileiro. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque não existem filas preferenciais nos EUA.

Entrei em contato com um amigo norte-americano que morou por muitos anos no Brasil e o questionei sobre a razão de não haver filas preferenciais nas lojas norte-americanas. Ele me respondeu que não havia apenas uma mas várias razões. Uma delas é legal, porque é anticonstitucional. A enxutíssima constituição dos Estados Unidos simplesmente proíbe que determinado grupo social tenha algum direito específico sobre outro. Ou todos têm ou ninguém tem. Então, lhe questionei sobre as ações afirmativas na área de educação. Ele me respondeu que as ações afirmativas seriam constitucionais porque serviriam justamente para nivelar um grupo social em desigualdade aos outros. O que não seria, segindo ele, o caso de gestantes, idosos e deficientes físicos. A segunda razão seria lógica e até mesmo logística: Uma fila preferencial poderia ser mais lenta do que a fila normal e acabar transformando um pretenso benefício em desvantagem. Isto abriria espaço para ações judiciais no país das ações judic

Terra de Anões

Eu hoje estava ouvindo no meu smartphone, enquanto caminhava, aquela música dos Engenheiros do Hawaii chamada "Terra de Gigantes" em que um dos versos afirma que "a juventude era uma banda em uma propaganda de refrigerantes". Criticava-se a alienação dos jovens. E a maioria de nós éramos os jovens, por sinal. Mas o que tínhamos? Tínhamos internet? Tínhamos Google? Tínhamos acesso quase que instantâneo a toda a história da humanidade, a que passara e a que estávamos vivendo? Que culpa tínhamos de sermos alienados se não tínhamos a informação? Pois é, não tínhamos nada. E, ainda assim, éramos a banda na propaganda de refrigerantes. Como também disse o mesmo compositor, éramos o que poderíamos ser. Pelo menos, errados ou certos, éramos a banda. E hoje, com toda a informação em suas mãos, o que os jovens se tornaram? Se tornaram um bando em uma propaganda de refrigerantes. Gente que se deixa iludir por truques "nível fanta" em vez de tentar consumir

UMA CARTA PARA O CASAGRANDE

Meu caro Casagrande, como vai? Não curto muito futebol mas sempre tive uma enorme simpatia por você, provavelmente por se declarar "roqueiro" em suas entrevistas do tempo de futebolista. Porém, volta e meia, eu vejo você afirmar na mídia que "roqueiro conservador ("reacionário", você fala) nunca foi roqueiro". Quando você diz isto, você também está afirmando que Little Richard, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, Ted Nugent, o vocalista do Metallica e tantos outros artistas que combinaram rock and roll e posições conservadoras, não seriam roqueiros. E tudo isto você diz apenas porque os tais roqueiros "reacionários" não comungam das mesmas ideias que você. Devo dizer, meu amigo Casagrande, que não sou um "roqueiro conservador" ou sequer um "roqueiro progressista". Na verdade, eu nem sei se posso ser chamado de roqueiro porque ser roqueiro, para mim,  é uma coisa meio fascista, de querer impor seu gosto musical, suas ideias, seu st